Muitas pessoas que vão a Maceió costumam visitar somente as praias, que são lindas. Porém, o que a maioria não sabe é que a cidade também reserva uma atração rica em belezas naturais e história: o passeio à Foz do Rio São Francisco.

Também conhecido como Velho Chico, o Rio São Francisco é um dos maiores e mais importantes rios do Brasil. Com nascente em Minas Gerais, ele passa pelos estados da Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas.

O passeio é completo. Durante o trajeto, é possível admirar a preservação da área verde, o trabalho dos pescadores locais e as belas e claras dunas que envolvem o histórico Rio, até chegar à Foz, onde o Rio São Francisco se encontra com o mar alagoano.

Como chegar até a Foz do Rio São Francisco

As três maneiras mais comuns de se chegar à Foz do Rio São Francisco são: de barco, de lancha ou de buggy.

Passeio de Barco na Foz do Rio São Francisco

O passeio de barco é o mais longo. Dura cerca de 45 minutos, mas é o que oferece mais tempo para apreciar as belezas locais. No roteiro, o barco passa por ilhas, manguezais, coqueirais e faz uma parada nas Dunas, onde há venda de produtos artesanais da região. Chegando ao encontro das águas, a escuna não se aproxima muito por questões de segurança, mas não fica tão longe a ponto de impedir a contemplação do cenário.

Passeio de Lancha

O passeio de lancha é feito pelo mesmo trajeto que o de barco. O de lancha, porém, é mais rápido e silencioso. Durante o caminho, há uma parada na Ilha do Farol, outro ponto turístico da área, com um belo cenário. Além disso, na chegada à Foz, a lancha chega mais perto do encontro das águas.

Passeio de Buggy

O passeio de Buggy é uma experiência totalmente diferente. Ele é feito pelas dunas de areia que cercam o Rio São Francisco, o que possibilita que você pare quando quiser para tirar fotos, descansar ou dar um mergulho no rio.

Passeios alternativos a Foz do Rio São Francisco

Algumas agências oferecem outras formas de chegar até a Foz do Rio São Francisco, como, por exemplo, o Voo de Parasail e a Rota Dourada.

No Voo de Parasail, você vai apreciar todo o visual de cima. Preso a uma lancha e acompanhado por um monitor, você percorre cerca de 10 minutos do trajeto nas alturas, em um paraquedas.

Já a Rota Dourada é um passeio completo, que engloba, praticamente, todos os destinos listados acima. O trajeto é feito de buggy passando pelas dunas, pelos coqueirais, por uma comunidade quilombola, além de paradas para banhos no Rio São Francisco.

Você pode contratar um passeio encantador de escuna pela foz do Rio São Francisco, que permite a contemplação das belas dunas de areia no caminho até sua foz. E depois do passeio, nada melhor do que descansar aqui no Salinas de Maceió. Venha conhecer!