Passeios Turísticos

Conheça a cultura, os valores, as praias paradisíacas e as belezas naturais de uma das regiões mais belas do litoral brasileiro, o Litoral Norte Alagoano.

 

CITY TOUR EM MACEIÓ

O City Tour começa com um belo passeio na orla de Maceió, considerada uma das orlas urbanas mais bonitas do Brasil, onde é possível realizar um passeio de jangada com duração de 10 minutos às piscinas naturais de Pajuçara. Voltando à terra firme, é praxe provar a tradicional tapioca de coco. Depois, apreciar a cultura popular visitando o Museu Théo Brandão, pesquisador do folclore alagoano.

Um marco da cultura e história de Maceió é a Praça Marechal Floriano Peixoto, patrimônio histórico e artístico do estado de Alagoas próxima ao Palácio do Governo e à Igreja Senhor do Bom Jesus dos Martírios. Em seguida, visitar a Praça Deodoro, que abriga um Teatro de mesmo nome, a Academia Alagoana de Letras e o Tribunal de Justiça. Belas lembranças alagoanas podem ser adquiridas no Pontal da Barra, um bairro de rendeiras de filé, artesanato típico do estado. Concluindo a rota, a admirável vista do Cais do Porto pelo Mirante de São Gonçalo é uma ótima oportunidade para tirar fotografias do azul-esverdeado nas águas cristalinas do Oceano Atlântico.

ARTESANATO (visita ao Pontal da Barra e à Feirinha de Pajuçara)

O artesanato praticado em Alagoas é marcado pela diversidade de cores e formas. A arte local é passada de geração a geração envolvendo rendas e bordados, trabalhos em palha, madeira, cerâmica, ou ainda em fibra de coqueiro, que chamam a atenção pela beleza e riqueza de detalhes. Em Maceió, são dois os lugares que precisam ser visitados por quem pretende conhecer o melhor do artesanato alagoano: o bairro do Pontal da Barra e a Feirinha de Pajuçara.

Localizado às margens da Lagoa Mundaú, o Pontal da Barra é um bairro de pescadores, movido pela confecção e venda de artesanato, especialmente o Filé, técnica milenar de traçar nós para confecção de bordado. As filanzeiras do Pontal são referência em todo o país. A avenida principal do bairro concentra praticamente todas as lojinhas de artesanato e restaurantes, que servem deliciosos pratos típicos. Possui cerca de 280 lojas espalhadas pelas ruas do bairro, que funcionam diariamente das 08h às 18h.

Com uma grande estrutura montada à beira mar de Maceió, a Feirinha de Pajuçara possui cerca de 200 lojas que ofertam artigos do artesanato local e regional, além de jóias, roupas, artigos decorativos e souvenires. Está localizada na Praia de Pajuçara e funciona diariamente das 09h às 23h.

PRAIA DO FRANCÊS

Localizada a 20 km do centro de Maceió, a praia do Francês é uma das mais badaladas de Alagoas. Preserva sua bela vegetação de restinga e apresenta uma faixa de praia aberta muito disputada pelos surfistas devido às fortes ondas, mas, caminhando um pouco à esquerda, encontra-se trechos protegidos por barreiras de recifes, onde é possível mergulhar nas piscinas naturais de águas mornas e transparentes ou ainda, realizar um passeio de barco ou banana boat.

PRAIA DO GUNGA

A praia do Gunga, localizada na Barra de São Miguel a 33 km ao sul de Maceió, é considerada uma das mais bonitas de Alagoas e do litoral brasileiro como um todo. Passeios de escuna são realizados para transferir os turistas à paradisíaca ponta do Gunga, buscando-os no final da tarde. É considerada excelente para banhos de mar, generosa com os pescadores e exuberante para os mergulhadores.

DELTA DO SÃO FRANCISCO

O encontro do Rio São Francisco com o mar de Alagoas forma um belíssimo delta com coqueiros e imensas lagoas de águas azuis. O passeio à foz é realizado a barco, com duração média de 45 minutos, partindo do vilarejo de Piaçabuçu, a 130 km de Maceió. O Ibama estabelece o tempo de visita ao delta para apreciação da paisagem e mergulhos na água morna das lagoas. O pôr-do-sol nas águas do Velho Chico, apreciado do antigo Forte da Rocheira, é inesquecível.

PISCINAS NATURAIS DE PARIPUEIRA

A Praia de Paripueira está situada a 27 km ao norte de Maceió e apresenta todo o litoral localizado na Costa dos Corais, sendo conhecida por contar com uma das maiores concentrações de recifes de corais do Atlântico Sul. Passeios de barco são realizados para levar os turistas às piscinas naturais, a 2 km da costa. Em suas proximidades está localizada a sede do Parque Municipal Marinho de Preservação do Peixe-boi, onde há a maior concentração de peixes-boi marinhos de todo o nordeste brasileiro.

JAPARATINGA

Esta cidade do litoral norte de Alagoas é considerada um importante núcleo turístico do estado, apresentando como maior atrativo os passeios de jangada às piscinas naturais, especialmente as localizadas nas Barreiras de Boqueirão. Suas praias estendem-se por 15 km de costa, desde a Praia de Japaratinga, ideal para o banho por conta das ondas, até a Praia do Pontal.

MARAGOGI

Maragogi é uma praia de belezas inesquecíveis, com um mar incrivelmente azul, ondas calmas e belas formações coralinas. Seu clima tropical e a convergência entre rio, mar e Mata Atlântica criam um cenário fantástico de uma das regiões mais bonitas do Brasil. Em meio a tantos atributos naturais, destaca-se os recifes de corais com flora e fauna riquíssimas, apenas três áreas são abertas para visitação: Galés, Taocas e Barra Grande. As Galés de Maragogi são as mais conhecidas. Formando-se a 6 km da costa, na maré baixa, proporcionam um visual deslumbrante. O acesso é feito por catamarãs ou lanchas, onde é possível admirar suas águas cristalinas e encontrar centenas de peixes. A região faz parte da Costa dos Corais, a maior unidade de conservação marinha do Brasil, protegida pelo IBAMA.